Parabéns aos gestores, professores, alunos e comunidade que fazem esta escola.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

sábado, 23 de julho de 2011

Festa Junina

A Escola Paulo de Assis Ribeiro convida toda a comunidade para participar de sua Festa junina na noite do dia 29 de julho 2001. Participe com seu filho da festa de sua escola.

Conta a história que esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
No Brasil essas comemorações sofreram influencia de culturas indígenas, africanas e de regiões da Europa, tornando-se peculiar a cada região do país. Embora seja comemorado nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.fonte.