Parabéns aos gestores, professores, alunos e comunidade que fazem esta escola.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Gibioteka em ação


Trabalhos realizados com Histórias em Quadrinhos por alunos do 5º ano B e Professora Aparecida em parceria com a coordenadora da sala de leitura professora Laura. Este trabalho  proporciona  a leitura do gênero HQs em sala de aula através do projeto gibioteka que tem por objetivo proporcionar ao aluno uma leitura interativa compreendendo a decodificação, percepção dos símbolos e das imagens.


















Projeto Leitura premiada


Com o objetivo de despertar o gosto e incentivar a leitura de forma prazerosa. Este projeto visa desenvolver o gosto pela leitura desenvolvendo o habito de ler tendo como motivação uma premiação bimestral.  
Durante a realização do projeto com acompanhamento da professora Gilmara e da coordenadora da sala de leitura professora Laura os alunos realizam a leitura de diversos gêneros sendo de livre escolha deles compartilhando com a turma recomendando e enfatizando a importância de ler determinado livro.

Os alunos premiados no 1º bimestre foram:  João Gerly e Helem Cristine 







Os trabalhos do 2º bimestre já iniciaram e terá algo a mais, onde os alunos além de recontar a história irão registrar no caderno o título do livro, nome do autor e ilustrador, editora, principais personagens e um resumo sobre o assunto tratado no livro.










sexta-feira, 12 de abril de 2013

A ARTE DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE COLORADO DO OESTE-RO



PROFESSORA: MALVIANA

Patrimônio
“Patrimônio” é uma palavra que vem do latim, patrimonium, que se refere a tudo o que pertencia ao pai, pater. Entre os romanos, o patrimônio possuía um caráter aristocrático e privado, referindo-se à transmissão de bens no interior da própria família, ou seja, não havia o sentido de patrimônio público, pertencente a todos.
Patrimônio cultural
A Constituição Brasileira de 1988, em seu Artigo 216, define o seguinte: Constitue Patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nas quais se incluem:
I – as formas de expressão;
II – os modos de criar, fazer e viver;
III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Podemos identificar duas categorias de patrimônio, que são:
•Patrimônio material (tangível): são relativos a bens como edificações, centros urbanos, Paisagens naturais, obras de arte, mobiliário e sítios arqueológicos, entre outros.
• Patrimônio imaterial (intangível): é relativo a bens culturais como aqueles representados por festas, danças, saberes e ofícios, entre outras manifestações e práticas socioculturais.
Vistas as definições sobre patrimônio e patrimônio cultural, podemos definir o que vem a ser cultura. Vejamos.
Cultura
De acordo com Horta, Grunberg e Monteiro (1999, p. 7), “cultura” refere-se a todas as ações por meio das quais os povos expressam suas formas específicas de ser, modificando-se no decorrer do tempo e na passagem das gerações. Assim, podemos concluir que a cultura é um processo histórico, e não algo dado por nossos antepassados. Ela sofre influências, mas também se preserva, a fim de que possamos entender quem somos e, também, nos diferenciar de outros povos.
Educação Patrimonial
A Educação Patrimonial tem origem na necessidade de conciliar o progresso e a modernidade com a preservação do passado.  Para que o conhecimento e a valorização dos nossos bens culturais possam ocorrer, é necessário que se desenvolva, na população, a sensibilidade para essas questões, e esta só se dará por meio da educação.
No Brasil, o IPHAN publicou, em 1999, o Guia Básico da Educação Patrimonial, que se destina a auxiliar professores de níveis fundamental e médio e também outras instituições sobre como  trabalhar a Educação Patrimonial com a população.
De acordo com esse Guia, a Educação Patrimonial realiza ações de aprendizado a partir de produtos e manifestações culturais, procurando despertar nos alunos o interesse pela solução de questões significativas para sua vida em sociedade (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999, p. 8).
Assim, o objeto cultural será uma fonte primária de estudo, desenvolvendo o “conhecimento e o enriquecimento individual e coletivo” (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999, p. 6).
O professor ou o educador de instituições deve aplicar essa metodologia, e devem levar em consideração o conhecimento dos alunos sobre o objeto de estudo, ou seja, a “bagagem cultural” deles. Será a partir desse conhecimento que os profissionais deverão analisar o que trabalhar.
Outra característica da metodologia da Educação Patrimonial apresentada é o fato de esta ser interdisciplinar, ou seja, dependente da interação entre as diferentes áreas do conhecimento e do saber, como a Educação Ambiental, a História, a Geografia, a Biologia, as Artes, a cidadania, entre outras. O educador, de um modo geral, deverá:
[...] levar os alunos a utilizarem suas capacidades intelectuais para a aquisição de conceitos e habilidades, assim como para o uso desses conceitos e habilidades na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999, p. 9).
Dessa forma, antes de se iniciar um trabalho com qualquer um dos temas do patrimônio cultural, é preciso que o professor defina seus objetivos educacionais e os resultados pretendidos, pois será mais fácil para que ele e o aluno possam se guiar em torno de um objetivo comum e almejar um resultado final também comum. E principalmente no nosso Estado, Rondônia procurar retratar os seguintes objetivos:
·         Observação e preservação de obras públicas expostas na cidade;
·         Expressão na criação e feitura de obras artísticas tridimensionais (três dimensões): maquete, escultura, dobradura, cerâmica etc;
·         A valorização e respeito às manifestações culturais dos povos;
·         A herança cultural/regional das culturas negra, indígena e ribeirinha;
·         Pesquisa e análise de obras de artes visuais produzidas no Estado de Rondônia;
·         A arte de estilização tendo como fonte de pesquisa a flora e fauna Amazônica;
·         Identificação das características das obras de artes visuais encontradas em Rondônia;
·         Contextualização e análise das obras em seu momento histórico cultural de produção e recepção;
















REFERêNCIAS BIBLIOGRáFICAS
BRUNO, M. C. et. al. Difusão científica, musealização e processo curatorial: uma rede de possibilidades e desafios para os museus brasileiros. In: Anais I Semana dos Museus da Universidade de São Paulo, São Paulo: USP, 1999. p.45-50.
FUNARI, P. P. (Org.). Turismo e patrimônio cultural. São Paulo: Contexto, 2001.
HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005.
MARQUES, D. C. P. C. Arqueologia e Educação: uma proposta de leitura do patrimônio. São Paulo: MAE/USP, 2005. (Dissertação de Mestrado).






quinta-feira, 4 de abril de 2013

ARTE DA PINTURA EM TELA

“A Arte deve ser uma celebração das coisas boas e simples da vida.” Romero Brito
O conhecimento da Arte é uma necessidade entre os alunos do Ensino Médio, pois norteia as diversas disciplinas ministradas nessa modalidade de ensino. São conhecimentos que devem fazer parte de sua cultura por estarem inseridos em várias situações de sua vida. Despertar o interesse desse público para essa disciplina é um grande desafio para o professor, pois requer estudo, concentração e dedicação.
Por estes motivos, objetivamos este projeto que visa aliar teoria e prática, oferecendo aos alunos oportunidade de contato direto com os materiais, entre eles, a tela, as tintas e pinceis.   Causando neles o devido interesse pelo trabalho e ao mesmo tempo prazer em realizar as etapas que constitui a confecção de uma tela desde o seu esboço até a finalização da obra de arte.
O projeto visa também desenvolver as capacidades dos alunos, estimulando a auto-expressão (livre, crítica, criatividade, consciente), a autovalorização (reconhecimento da própria dignidade), a responsabilidade (iniciativa, participação, colaboração), a curiosidade e a autonomia na construção do conhecimento. Os conteúdos aqui descritos objetivam descobrir e valorizar o potencial dos alunos.
Através de atividades diversificadas os alunos terão a oportunidade de experimentar técnicas e materiais diferenciados, favorecendo o desenvolvimento das habilidades individuais.
O projeto: “Conhecendo e praticando a pintura em tela e Descobrindo talentos na escola” é idealizado pela professora Malviana Domingos Franco na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro do Município de Colorado do Oeste que desenvolve com os alunos do Ensino Médio e totalizando mais de 100 obras de pintura em tela com releituras dos artistas brasileiros tais como: Ivan Cruz, Aldemir Martins, Romero Britto e José Pancetti.
 O mesmo foi exposto na 1º noite de Arte e Cultura da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro do Município de Colorado do Oeste – RO.










Trabalhos realizados em 2012, a edição 2013 vem aí.